Glossário

| | |

Glossário
1.     Acervo: Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora.
2.    Arquivo (Fundo): Conjunto de documentos de qualquer suporte produzidos ou acumulados por pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no desempenho de suas atividades.
3.    Caixão: Um caixão, ataúde ou esquife é um recipiente geralmente feito em madeira, apto para guardar um cadáver esticado em posição horizontal quando da ocasião de seu funeral e enterro.

4.    Classificação: 1 Organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.  2. Ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo de documentos, selecionar a categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos; 3.  Ato pelo qual se atribui a documentos, ou às informações neles contidas, graus de sigilo, conforme legislação especifica. Também chamado classificação de segurança.
 
5.     Defunto: 1 Falecido, morto. 2. Pessoa morta; morto; cadáver
6.    Documento Arquivístico: Informação orgânica de determinada entidade ou indivíduo, registrada em um determinado meio, físico ou digital, que é guardado para finalidades de prova e consulta e que representa funções e ações do seu produtor ou acumulador.
7.    Documento: Unidade de registro informacional composta pela informação e por um determinado meio, físico ou digital, onde a informação é inserida.
8.    Espécie Documental: Subdivisão de Gênero documental que designa o documento segundo a disposição e a natureza das informações dispostas nele. Atas , ofícios, certidões são exemplos de espécies documentais do gênero textual.
9.    Fundo: Agrupamento de documentos com uma mesma proveniência.
10. Gênero Documental: Classificação que reúne documentos quanto características comuns acerca da sua natureza. Agrupando-os de acordo com semelhanças de suporte, de formato e das formas de processamento técnico específico para o acesso
11. Memória: 1. Faculdade pela qual o espírito conserva idéias ou imagens, ou as readquire sem grande esforço. 2. Lembrança. 4. Nome, fama (que sobrevive à pessoa ou ao fato). 4. Recordação, presente.
12. Óbito: Morte de uma pessoa. = falecimento, passamento
13.  Póstumo: 1. Nascido depois da morte do pai. 2. Publicado depois da morte do autor.
14. Produtor: Indivíduo ou entidade que produziu/acumulou/manteve o documento durante as suas atividades. Elemento essencial para o intercambia de informação descritiva.
15. Série: Subdivisão de um fundo documental que agrupa documentos de uma mesma ação ou função da entidade produtora.
16. Subsérie: Subdivisão de série.
17. Suporte: Material Físico no qual uma informação é registrada para compor um documento.
18. Tipo Documental: Divisão de espécie documental diretamente ligada à função do documento de acordo com os conhecimentos da tipologia documental.