Mostrando postagens com marcador morte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador morte. Mostrar todas as postagens

Transtorno que pode voltar a se repetir

| terça-feira, 28 de dezembro de 2010 | 0 comentários |
Quantos se lembram dos desmoronamentos ocorridos no final de 2009 e início de 2010, causado pela imperícia da população em construir casas em morros e nas margens de rios e corregos. Pois é, o tempo de chuva está de volta e o risco de desmoronamento também. Com o desmoronamento também ocorrem várias mortes e o pior de tudo não é a dor da perda de um ente, é perde-lo e não poder enterra-lo.

Um fato muito curioso e que a mídia não comentou é a demora para poder enterrar esses corpos soterrados. 

Muitas famílias perderam tudo, inclusive os documentos pessoais de seus parentes. Caso o falecido não possua os documentos devidos para o enterro a Administração Pública pode demorar de 72 horas ou mais para liberar a documentação necessária.

Outro fato também importante a se mencionar é a burocracia do Governo para liberar recursos para os que não possuem condições financeiras para fazer um funeral digno. Neste caso os familiares terão que pedir auxilio a administração, levando o atestado de óbito (que já demorou mais 72 a ser emitido) e solicitar os meios funerários (urna, remoção, capela e cova rasa).

Nem nessa hora o governo dá descanso para a população carente desse país.

Volver

| domingo, 21 de novembro de 2010 | 4 comentários |
Não sei se já declarei para vocês, AMO Pedro Almodóvar, em outro post já havia comentado sobre um filme dele intitulado Fale com ela.

Agora quero falar sobre uma de suas obras primas o filme Volver, 2006.
Volver para mim foi o melhor de todos os filmes de Pedro Almodóvar, gosto de quase todos (os que vi) mas este me marcou mesmo. Assistindo esse filme eu chorei, ri, me identifiquei por inteiro.

Bem não vou mais ficar falando da minha experiência com o filme, vou falar mesmo é da morte e suas relações com o filme.


Com uma ambientação de cidadezinha do interior o filme conta a história de uma mãe chamada Raimunda (Penélope Cruz) que tenta proteger sua filha do homicídio praticado pela menina contra o seu suposto pai. Para tanto a mãe esconde o corpo do marido dentro do freezer de um bar em que está cuidando. Enquanto isso a irmã de Raimunda, Sole, é atormentada pelo fantasma de sua mãe interpretada por Carmem Maura.

Como vocês podem ver o filme é ambientado por mortes e mistérios relacionados às mortes. Contudo o filme não fica, "nossa que mistério", tem mais um tom de tragédia e muitas vezes comédia. Uma coisa muito legal de se comentar é a exposição de momentos fúnebres espanhóis colocados pelo diretor. Chega a ser engraçado as cenas funerárias do filme. Como na cena que está aí em baixo que a personagem Sole é cumprimentada por toda a aldeia com beijos e abraços bem calorosos e violentos.

Uns meses atrás fui a um funeral e percebi que aqui no Brasil não é tão diferente, parece que as pessoas ficam disputando para ver quem abraça o parente do falecido. Achei uma experiência muito interessante.

Bem gente, assistam o filme. Ele é um dos melhores filmes que já vi na vida, com certeza todos irão gostar dessa tragicomédia.

Deixamos aqui um desafio para o blog CineArq para que eles conheçam o filme e comentem em seu blog sobre a autenticidade da morte da mãe de Raimunda. Espero que o grupo poste até o dia 10 de dezembro , pois os cinéfilos estão muito ansiosos para o desvendar deste caso.




Estou triste pois não consegui achar um trailer legendado em português!


Ps.: Descansem em Paz!