ATIVIDADE 2 Mensalinho e dever de casa!

| sexta-feira, 29 de outubro de 2010 | |
A tarefa desta semana é falar sobre a autenticidade deste documento que foi produzido na Câmara dos Deputados.
Este documento foi produzido sobre tais circunstâncias (Leia atentamente pois não vou repetir):
Severino Cavalcanti era presidente da Câmara dos Deputados e como tal se sentia o Coronel do pedaço. Como coronel estava cobrando para que certos contratos administrativos fossem mantidos. Mas como diria a Bíblia: "Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. " (Lucas 12:2); aparece então uma denúncia revelando que o dito coronel estava cobrando para que o restaurante da Câmara  pertencente ao empresário Sebastião Buani, continuasse a prestar seus servissos alimentícios.
Galera foi um bafafá, e uma tal de vossa excelência pra cá e pra lá. E então é apresentada uma prova do tal ato, imaginem o que ? Um documento !E a nossa tarefa de casa consiste em analizar este documento e um vídeo de uma dessas trocas de farpas que acontecem todos os dias no Congresso Nacional.

Agora vamos a Diplomática e a Tipologia dos documentos.


Este é o documento que gerou tanta confusão!

Autêntico?
Dando uma passada por todos as reportagens que vimos chegamos a conclusão de que este documento não é autêntico. Segundo perícia realizada por Adamastor Nunes de Oliveira (integrante da Sociedade Internacional de Peritos em Documentoscopia, da Associação Brasileira de Criminalística e do Núcleo Técnico-Científico Forense) que fez uma pesquisa entre as assinaturas do deputado Severino Cavalcanti nos anos de 2002 a 2005 e percebe-se que a assinatura do documento que se encontra no ano de 2002 é uma assinatura legitima porém ela se assemelha com a assinatura de 2005.
Deve ter ficado tudo embolado na sua cabeça mas o fato é simples e explicarei. No ano de 2004 Severino sofre um derrame e por causa da perda de mobilidade física a sua assinatura é também modificada. Mas como assim o documento assinado é de 2002 e a assinatura tem caracteristicas de 2005?
Este fato já torna o documento não autêntico, pois de acordo com Duranti “Documentos diplomaticamente autênticos são aqueles que foram escritos de acordo com as práticas de tempo e lugar indicados no texto e assinados com o ou os nomes das pessoas competentes para criá-los”. Ou seja o documento pode até ter todos os seus pré-requisitos, porém as datas não estão contextualizadas com o tempo da assinatura.
Não sei, parece até coisas de filme americano.

E quanto a veracidade? 
Quanto a veracidade do documento vou ficar com meus coleguinhas, o documento não é verídico pois ele não poderia prorrogar por mais de 24 meses, sendo assim o documento não é autentico nem verídico.






2 comentários:

Pablo e Clara Says:
8 de abril de 2016 às 18:06

OLá! Nós somos do blog aeramedievalautenticada e estamos aqui para fazer um breve comentário acerca do post de vocês!
Muito interessante o fato de vocês terem descoberto que foi feita uma análise pericial acerca do documento que gerou toda a confusão a respeito de Severino ter recebido, ou não, propina para prorrogação do contrato com o restaurante da Câmara dos Deputados. Aliada a idéia que Duranti traz de que documentos diplomaticamente autênticos devem ser escritos com as práticas de tempo e lugar, resta comprovada a não autenticidade do documento assinado pelo então presidente da Câmara.

André Porto Ancona Lopez Says:
23 de junho de 2016 às 22:13

:)

O único grupo de 2016 que interagiu com grupos antigos

Postar um comentário