Desafio da Propaganda Enganosa

| quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 | |
Caríssimos defuntos amigos...
O desafio dessa semana foi gigantesco pois temos muitas atividades e uma prova. (Não estou feliz!)
Em um desses desafios tivemos que analisar uma historinha de um leitor de uma revista que viu um anúncio legal de um carro importado e com um preço mais ou menos legal, daí ele vai a loja e percebe que a propaganda era enganosa. Bem aqui estão as respostas das atividades. E se quiserem ver a história na integra acessem aqui .

1. Titular: empresa Comversa      Produtor: o leitor

      2. Forma: cópia

3. No caso do titular a função é de divulgação, ou seja, o marketing do carro da Hyundai. Para a Veja é a venda do serviço de espaço de anúncio na revista. Enquanto que para o leitor é a comprovação de uma oferta anunciada.

4. No caso em questão, a cópia é diplomaticamente autêntica porque contêm todos os elementos essenciais para um anúncio como a marca do carro, o nome da empresa, o valor e o modelo do carro, entre outros. De acordo com o que fala Duranti “uma cópia autêntica no sentido diplomático, também é uma cópia autêntica no sentido legal.” A autenticação garante que a cópia seja admitida como prova legal e assim produza os mesmos efeitos do documento original.

5. Sim, pois a informação do anúncio não condiz com a realidade da empresa. Dessa forma, a informação não é verídica.

6. Diante dessas cópias, o pesquisador, seu orientador e os professores irão constatar que o anúncio não possui autenticidade histórica porque o documento não sustenta a realidade dos acontecimentos.

 7. Partindo da idéia de que não se sabe a localização do processo, se no Procon ou em órgãos do judiciário. Será considerado que tal processo encontra-se no Procon. O plano de classificação poderia ser da seguinte forma:

Área-fim
Grupo: Atendimento ao consumidor
Seção:Recebimento, análise, encaminhamento, acompanhamento e andamento de reclamação lesão ao direito do consumidor
Sub-seção: Por propaganda enganosa
Série documental: Reclamação de lesão ao direito do consumidor por propaganda enganosa

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