Arquivo, morte, ciência da informação e outras coisas

| sexta-feira, 5 de novembro de 2010 | |
O desafio dessa semana era encontrar um paralelo entre as ideias de Otlet e o tema do nosso blog. 
Foi um pouco difícil achar materiais concretos sobre este famoso autor da documentação, possível Ciência da Informação, porém não impossível.
Bem para começar Otlet foi forte lutador para a Paz mundial. Ele acreditava que a universalização do acesso ao conhecimento seria o caminho para a Paz Mundial, com isso impedindo que muitas pessoas fossem parar nos cemitérios seja para visitar seus mortos ou para o seu próprio enterro.
Nessa parte entramos na correlação das ideias dele com o tema do nosso blog.

Quanto a relação Arquivologia Ciência da Informação e um exemplo prático relacionado à temática do blog (cemitério, mortes ou afins)

A Arquivologia está ainda muito presa ao suporte enquanto a Ciência da Informação está preocupada com o conteúdo e a transferência da informação. A Arquivologia trabalha com a informação registrada em um suporte já a Ciência da Informação não se preocupa com isso. Trazendo para um exemplo prático do blog poderíamos falar que para nós importa que haja um documento que diga que tal pessoa morreu, pois somente a informação de uma morte não tem valor prático e jurídico do falecimento de alguém. Assim poderia ser muito bem uma informação falsa, uma falácia, assim como já foi comentado em outro post do blog. 





Aqui se vai alguns links que achamos importantes sobre a vida e um pouco da obra de Otlet:


http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-24092007-173121/pt-br.php


http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/download/537/48x


http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/download/537/48

0 comentários:

Postar um comentário